Quem somos

A ATASA – Associação Turística e Agrícola da Serra da Arada é uma associação de dinamização sociocultural e empresarial, sem fins lucrativos, que visa o desenvolvimento da atividade turística e agrícola da Serra da Arada, sendo esta a promoção do território, dos produtos endógenos e dos produtos locais, bem como a dinamização de projetos de investimento no âmbito do turismo e da agricultura. Tem ainda por objeto o desenvolvimento de atividades nas áreas da cultura, da educação e do ambiente, procurando a salvaguarda, a recriação e a divulgação das potencialidades do património cultural das comunidades locais e a criação de sinergias com o património de outras comunidades.

ONDE ATUAMOS

A ATASA tem sede social na aldeia da Arada e delegação em Carvalhais, União das Freguesias de Carvalhais e Candal, concelho de S. Pedro do Sul, distrito de Viseu, local privilegiado do ponto de do seu património rural e natural. A escolha da localização teve como objetivo aproximar os centros de investigação e decisão a este território, dando-lhe expressão e alertando para a necessidade da sua dinamização turística e agrícola. As atividades da ATASA desenvolver-se-ão por todo o território e região, e em casos pontuais, em contexto nacional e internacional.

A NOSSA MISSÃO

A ATASA tem como missão procurar novas fontes de estudo, promover e dinamizar a agricultura, o turismo e a cultura, trabalhando com os empresários locais, com os associados, com os parceiros e com a comunidade, preservando tradições, trabalhando dinâmicas e desenvolvendo sinergias. Neste âmbito, a preservação e divulgação de elementos base da identidade local do território da Serra da Arada, como a cultura popular, os produtos endógenos, a gastronomia, as paisagens, a natureza, é essencial enquanto elemento valorizador e diferenciador das diferentes comunidades. A ATASA valoriza ainda a interação com outras comunidades e outras culturas, promovendo sinergias, organizando eventos nesse sentido e dinamizando atividades de forma descentralizada.

A NOSSA VISÃO

A ATASA privilegia a zona onde está implantada – o território da Serra da Arada – procurando ser uma voz ativa na defesa dos interesses da sua comunidade, combatendo a desertificação do território e contribuindo para aliciar os jovens e menos jovens, para as potencialidades do território e da região onde se insere, nomeadamente através da constituição de projetos empresariais e estratégias de promoção e atração de público, procurando a dinamização da economia local, como instrumentos de incentivo ao investimento e à criação de emprego. Promover a qualificação e a capacitação no domínio da agricultura, do turismo e da cultura, é outro contributo diferenciador, procurando o desenvolvimento de projetos de formação adequados, com a colaboração de especialistas e o envolvimento das empresas e parceiros.

ASSOCIADOS

Podem ser associados da ATASA todos aqueles que se identificam com os objetivos da Associação, com os seus projetos e se disponibilizem a colaborar ou propor novas atividades e projetos. A associação poderá ter como associados, para além dos fundadores, associados empresariais e associados individuais.

Poderão ser admitidos como associados empresariais: a) Pessoas coletivas legalmente constituídas e com CAE no âmbito da associação; b) Empresários individuais e trabalhadores independentes com CAE no âmbito da associação; c) Associações culturais, sociais e comunitárias.

Poderão ser admitidos como associados individuais: a) Pessoas singulares que tenham colaborado com a associação no desenvolvimento das suas atividades culturais, enquanto voluntários ou artistas; b) Produtores agrícolas.

PARCERIAS

A ATASA interessa-se e disponibiliza-se a formalizar parcerias e protocolos com entidades públicas ou privadas que julgue serem necessárias e potencializadoras à valorização dos produtos locais e ao desenvolvimento de projetos a desenvolver no âmbito do objeto da associação.